Conformidade e LGPD
Conformidade
Com uma estrutura de tomadas de decisão e planejamento estratégico alinhada às melhores práticas de mercado, a CS Seminovos considera a governança corporativa como um meio de atendimento à legislação aplicável e aos seus valores, buscando transparência e integridade nos seus negócios.
Possuímos uma diretoria independente e especializada nos temas de Controles Internos, Riscos e Conformidade (CRC). Esta diretoria reporta os seus resultados ao Comitê de Auditoria (Estatutário) desta empresa, além de manter o apoio consultivo do Comitê de Ética e Conformidade.
O Programa de Conformidade da CS Seminovos está em linha com as exigências do Decreto 11.129/2022 e com as melhores práticas de mercado, e visa garantir os mecanismos e procedimentos adequados à estrutura da Companhia.
Este Programa se aplica a todas as empresas controladas e tem o objetivo de prevenir, detectar e remediar a ocorrência de desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos, principalmente no ambiente público, bem como fortalecer os princípios éticos e padrões de transparência.
Código de Conduta
Relações com terceiros
Para que os esforços com a conformidade sejam atingidos de forma eficaz e genuína, a Companhia exige que os Terceiros (fornecedor, prestador de serviços, consultores, parceiros) compartilhem dos mesmos princípios que norteiam seus negócios.
Aqui, na CS Seminovos, estabelecemos um compromisso com um comportamento ético, transparente, íntegro e que respeite a legislação. Esse é um documento para você, que é nosso terceiro. Nele você encontrará:
- Um conjunto de regras de conduta, princípios e valores que compartilhamos por aqui;
- Orientações para estabelecermos entre nós uma relação saudável, transparente e sustentável;
- Os canais adequados para que possa entrar em contato com a gente.
Código de conduta de Terceiros
Termo de responsabilidade
Você terceiro deve divulgar para seus funcionários, administradores e quaisquer subcontratado, e para a sua própria cadeia de fornecimento as regras deste Código, assegurando a sua disseminação e o seu cumprimento integral.
Importante: após assinar o “Termo de responsabilidade” mencionado acima, lembre-se de enviá-lo por e-mail para o setor de conformidade em [email protected]
Agradecemos pela sua colaboração.
Canais de comunicação
CANAL DE DENÚNCIA
O Canal de Denúncia da CS Seminovos foi terceirizado, visando dar maior credibilidade ao anonimato do denunciante e tornar mais eficiente o retorno da apuração da denúncia. Após a investigação das denúncias, todos os denunciantes, ainda que anônimos, tem a oportunidade de acompanhar as tratativas dadas pela Companhia.
O atendimento está disponível 24 horas por dia! Meios de comunicação disponíveis:
Website: www.contatoseguro.com.br/csbrasil
Telefone: 0800 726 7111
LINHA TRANSPARENTE
É um canal gratuito destinado a sanar dúvidas e buscar orientações sobre temas relacionados ao Programa de Conformidade, Código de Conduta, Políticas Anticorrupção e outras normas internas da CS Seminovos. Está acessível ao público interno e externo, de segunda a sexta, das 8h às 17h48.
0800 726 7250
Política do programa
O Programa de Conformidade possui políticas que definem diretrizes adequadas aos riscos identificados:
A Política Anticorrupção da CS Seminovos abrange um conjunto de Políticas que entendemos como essenciais para o efetivo combate à corrupção, são elas:
- Interação com o Poder Público
- Participação em Processo Licitação Pública – CS Frotas
- Doações e Patrocínios
- Brinde, Presente, Entretenimento e Hospitalidade
- Manual do Sistema De Gestão Antissuborno
- Procedimento Da Sala de Licitação
- Política de Aplicação de Medida Disciplina
- Conflito de Interesses
Quer conhecer mais as nossas práticas, envie um e-mail para: [email protected]
Gestão de riscos
A CS Seminovos faz a gestão de seus riscos de forma adequada ao seu negócio, observando os critérios definidos por política específica, validada pelo Conselho de Administração. A Política de Gerenciamento de Riscos descreve as etapas do processo de gestão para (i) identificação dos eventos de risco, (ii) instrumentos utilizados para o gerenciamento dos riscos, (iii) estrutura organizacional de gerenciamento dos riscos e (iv) as responsabilidades de cada um dos envolvidos, estabelecendo limites para as responsabilidades conforme os níveis de risco identificados.
Seguida a metodologia de identificação dos riscos o processo de controles internos é desenvolvido para subsidiar decisões com maior nível de segurança, confiabilidade, eficiência e eficácia, pautadas nos objetivos definidos pela Companhia, bem como seu apetite ao risco. São operacionalizados por meio de um conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados.
Leia aqui a Política de Gerenciamento de Riscos
Lei Geral de Proteção de Dados
Em respeito à sua privacidade e à segurança de suas informações, atualizamos a nossa Política de Privacidade, visando conferir ainda mais clareza e transparência sobre como a CS SEMINOVOS realiza o tratamento de dados pessoais.
Esta Política de Privacidade atende aos requisitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD e reflete o posicionamento da CS SEMINOVOS de estar em conformidade.
Para fazer solicitações de exercício de direitos ou sanar eventuais dúvidas, fique à vontade para contatar diretamente nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais clicando aqui.
Transparência
A CS Seminovos atua com ética, integridade e transparência seguindo seus valores. Acompanhem algumas informações e publicações da Companhia:
- Conheça nossa estrutura de Governança e quem são os membros do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria.
Compromissos Assumidos
Compartilhamos a certificação obtida pela empresa, bem como os compromissos assumidos em relação a conformidade dos nossos negócios. A CS Frotas compromete-se com altos padrões éticos, transparência e integridade, proporcionando confiança e segurança aos nossos clientes e demais terceiros.
• Selo Empresa Limpa – Instituto Ethos
O Selo da Empresa Limpa tem como objetivo a integridade e o trabalho contra a corrupção junto com as empresas no sentido de promover um mercado mais íntegro e ético.
No centro dessa iniciativa está o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, que apresenta um conjunto de diretrizes e compromissos a serem adotados pelas empresas e entidades signatárias. Sendo amplamente divulgado, esse registro propõe-se como referência para uma postura ética no mercado.
Os princípios do Pacto estão baseados na Carta de Princípios de Responsabilidade Social, na Convenção da ONU contra a Corrupção, no 10º princípio do Pacto Global e nas diretrizes da OCDE.
Ref. http://www.empresalimpa.org.br/index.php/empresa-limpa/oprojeto
Clique aqui e acesse a carta assinada pela CS Frotas.
• Certificação ISO 37001 – Gestão de Antissuborno
A certificação ISO 37001 especifica requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um sistema de gestão antissuborno. O sistema pode ser independente ou pode ser integrado a um sistema de gestão global.
Ref. https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/grupos-de-trabalho/55a-legislatura/comissao-de-juristas-administracao-publica/documentos/outros-documentos/NBRISO370012017.pdf
Em novembro de 2023 a CS Frotas foi certificada na ISO 37001. Clique aqui e acesso o certificado.
• Portal da Transparência da CS Brasil
Plataforma eletrônica na qual a CS Brasil disponibiliza ao público interno e externo, informações sobre os contratos vigentes firmados entre ela e a Administração Pública. No endereço eletrônico https://transparencia.csbrasilservicos.com.br/, é possível visualizar informações sobre as regiões de atuação, órgãos atendidos, objetos contratuais, valores e vigência dos contratos.
Link do vídeo explicando sobre o portal da transparência: https://youtu.be/PNnAcN1Qr5E
Clique aqui para acessar o site
• Signatária do Pacto Global da ONU
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações a Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativo do mundo, com mais de 21 mil membros em mais de 70 redes locais, que abrangem 162 países. Ref. https://www.pactoglobal.org.br/sobre-nos/
Clique aqui e acesse a Carta de Compromisso assinada pela Companhia.
Relatório Igualdade Salarial
A SIMPAR respeita a diversidade e os direitos humanos e promove um ambiente profissional em que todos sejam e se sintam respeitados com iguais condições e oportunidades. A Empresa não tolera quaisquer formas de discriminação e conta com políticas e canais oficiais de denúncias para coibir quaisquer atos relacionados a esse tema.
Para fomentar o desenvolvimento e ingresso de mulheres no quadro funcional das empresas e na holding do Grupo, são realizados diversos programas e ações de acompanhamento profissional em todo o grupo, incluindo mentorias estruturadas para evolução da participação de mulheres, por exemplo. Essas práticas têm se mostrado eficientes e se refletem no crescimento consolidado superior a 80% em contratações e acima de 50% em promoções de mulheres entre janeiro e setembro desse ano em comparação com o mesmo período de 2023.
Em relação à participação de mulheres no quadro funcional da Companhia atualmente, temos:
- 56,59% dos postos de trabalho na Companhia;
- 57,14% das posições de liderança (gerência e acima) – a média Brasil é de 38,8%.
Em atendimento à Lei da Igualdade Salarial (14.611/2023), a Companhia divulga os Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial (“Relatório”) referentes aos seus diversos CNPJs.
O Relatório é elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, no entendimento da Companhia, sua metodologia pode causar distorção da realidade salarial praticada na Empresa.
Cumpre esclarecer que o Relatório não permite modificação, esclarecimento e/ou correção pela Companhia de qualquer distorção. Exemplo de possível distorção ocorre quando há comparação direta (i) da remuneração de colaboradores de diferentes níveis (por exemplo, gerente e diretor, ou analista sênior e analista júnior) e (ii) da remuneração variável.
O MTE consolidou informações da base de colaboradores da Companhia existente nos registros públicos de 2022 e efetuou cálculos estatísticos, utilizando os seguintes critérios:
- Mediana do salário base geral;
- Média da remuneração geral (valores recebidos considerando não só o salário base, mas também importâncias variáveis e outros direitos, como, por exemplo, recebimento de horas extras, comissões, etc.); e
- Média e mediana de Posições ocupadas de acordo com a classificação indicada no Código Brasileiro de Ocupações (CBOs), segregados em 10 (dez) grandes grupos de análise.
Embora o Relatório seja divulgado para o cumprimento de obrigação legal, a forma com que os dados foram dispostos podem não refletir a realidade praticada na Companhia, que sempre cumpriu as normas sobre isonomia salarial, estimulou o desenvolvimento e valorizou as pessoas independente do gênero.